5 dicas para os dias de crise


O enfrentamento ao Covid-19 exige cuidados excepcionais, e um deles tem afetado muito nossa sociedade que é o isolamento social, algo que não estamos acostumados, e provavelmente não estamos preparados. Pensando nisso, queremos trazer cinco pontos para que possamos viver bem esses dias difíceis:

 

1- Tempo a sós com Deus e consigo mesmo:

O tempo era algo escasso para a maioria de nós. Ter tempo é uma oportunidade de intimidade com seu Criador e consigo mesmo. Não fuja de intimidade com Deus e de reflexões pessoais nesse período. Ler a Bíblia, orar, ler livros, refletir... Isso é muito importante. 

 

2 - Tempo com a família:

Se você tem o privilégio de morar com outras pessoas, agora é um momento de fortalecer as relações. Há pessoas que não gostam muito de investir tempo em casa, com seus parentes. Alguns passam o dia na escola, outros no trabalho, ainda outros fora de casa buscando lazer e diversão. Haverá tempo de conviver e conversar, conhecer e ser conhecido.  

 

3 - Enfrentar os próprios demônios: 

Certamente durante esse período, haverá uma maior busca por lazer dentro de casa, e existe uma grande chance da pornografia, a gula, a embriaguez, o vício em jogos cibernéticos ou em séries e filmes aumentarem de maneira intensa. Por outro lado, esse é uma oportunidade de você enfrentar seus demônios quando o TÉDIO chegar; é necessário se perguntar: para onde eu corro quando circunstâncias difíceis ou entediantes batem à minha porta? Essa ação vai realmente te satisfazer, te transformar, te fazer progredir? Cuidado com o que você escolhe, especialmente o que faz em excesso.

 

As crises nos revelam. Jesus pode usar esse momento para mostrar alguma fragilidade nossa e assim, esse pode se tornar um momento de confissão e transformação!

 

4 - Ter convicção da sua fé: 

A maioria dos nossos encontros públicos e cultos solenes estão suspensos de forma comunitária. Se a sua fé dependia dos eventos que a sua igreja proporcionava ou o quanto ela era legal para ter fazer ser crente, esse é um momento de provação. Nesse período, pode ficar evidente um esfriamento; mas se seu contato com Deus, com o próximo, sua generosidade for para além da instituição, você sairá com a fé mais fortalecida e ressignificada. 

 

5 - Não perca contato com seus irmãos: 

Fortaleça as amizades, nem que seja via Hangouts, chamadas de vídeo. A generosidade nesse momento pode ajudar demais outras pessoas também.