Aprendendo a ser ainda melhor em 2021!

Como e onde você estava há exatamente um ano? Talvez descansando do ano de 2019...  em viagem com a família... reencontrando os amigos... ou mesmo aproveitando o recesso de f


Como e onde você estava há exatamente um ano?

Talvez descansando do ano de 2019...  em viagem com a família... reencontrando os amigos... ou mesmo aproveitando o recesso de fim de ano para colocar as coisas em ordem na casa... e... fazendo planos para tocar 2020 intensamente!

Mas, certamente, nem de longe, você imaginou um 2020 tão intenso como o que tivemos!

Embora sejamos instigados pelo Senhor a mantermos a esperança nEle, é possível que, em alguns momentos, tenhamos tido a sensação de que nossa esperança se dissipava diante dos números e casos de vítimas da Covid-19, assim como, a cada vez que o fim do isolamento social foi adiado, enfraquecia, também, a expectativa de retomada de projetos, planos, sonhos, realizações que seriam adiados, mais uma vez!

Porém, apesar e para além disso, soubemos também renovar a esperança!

Mantivemo-nos isolados, porém próximos, disponíveis, sensíveis! Aprendemos muitíssimo!

Acho difícil encontrar alguém que não precisou desenvolver sua adaptabilidade em meio aos extremos a que fomos testados. Após este tempo, atípico e desafiador, descobrimo-nos mais capazes de lidar com adversidades, vimos de perto nossas fraquezas, expostas pelas circunstâncias, e reconhecemos que também temos forças, exigidas nos momentos tão adversos. Em alguns momentos, nos vimos despedaçados e entendemos que podemos nos reconstruir.

A especialista em Ciência do Comportamento e doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), Caroline Salles, afirma que:

“Acima de tudo, 2020 foi um ano de muitos aprendizados. Enquanto todos precisaram se adaptar às normas de higiene e lidar com as frustrações do isolamento social, alguns tiveram que aprender a trabalhar de casa e a enfrentar os problemas de convivência excessiva com a família... em resumo, as pessoas estão mais preparadas para aprender a lidar com qualquer adversidade, o que certamente facilitará a jornada em 2021, um ano que também imporá muitos desafios”, conclui.

Então, se eu pudesse lhe sugerir um olhar para 2021, diria: Utilize a seu favor as habilidades adquiridas ao longo de 2020!

Tenho certeza de que você se viu mais adaptável do que pensou que era; mais paciente do que lhe diziam que seria necessário; mais grato pela vida e pela saúde do que antes; mais nutrido emocionalmente do que cogitava precisar; mais cuidadoso consigo e com os outros do que considerava ser! Mais forte do que se imaginava e ainda mais dependente do Senhor do que em qualquer outro momento de sua vida!

Não sei que desafios o ano de 2021 trará, mas sei de duas coisas: o Senhor estará conosco em cada dia deste ano e nós teremos mais 365 dias para colocarmos em prática o que aprendemos, para que ao final de 2021 tenhamos aprendido ainda mais!

Sigamos juntos! Feliz ano novo!

 

Ana Cantarelli