Deixai vir a mim


É possível que, inicialmente, achemos que as coisas de Deus são para os adultos. Alguns pais começaram a trazer crianças pra perto de Jesus para que ele as tocasse, impusesse as mãos e orasse por elas. No entanto, os discípulos repreendiam esses pais impedindo a aproximação das crianças, e foi aí que Jesus disse: “Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus” (Mt 19.14). Este texto nos afirma que as crianças têm a predisposição e a facilidade de se chegarem a Jesus e que devemos fazer o possível para que não sejamos empecilhos a essa aproximação.

De fato Jesus já havia afirmado em Mt 18.3: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”. A criança tem, portanto, características que são desejáveis a todos que se aproximam de Deus. 

A primeira delas é a disposição para aprender. Por isso, enquanto temos dificuldade em utilizar um smartphone, uma criança de um ano já desliza seus dedinhos na tela de forma incrível. Lembro da história de uma criança que, na sua disposição para aprender e para o que é novo, ao ver alguém utilizando aquela antiga máquina de datilografia, disse: “Poxa! Que massa! A gente vai digitando aqui e ela já vai imprimindo ali”. No nosso relacionamento com Deus precisamos estar prontos para aprender com Ele e aplicar na nossa vida mesmo o que é novo.
 

Outra característica da criança que é importante para esse desejo de aprendizado é a humildade. Quando achamos que sabemos tudo, ficamos impedidos de crescer e aprender. E o Senhor Jesus Cristo disse que são bem-aventurados os humildes de espírito porque deles é o reino dos céus. Na vida cristã, precisamos estar sempre aprendendo uns com os outros e ensinando uns aos outros até que, como diz Paulo, cheguemos todos à estatura da plenitude de Cristo (Ef 4.13).

A nossa igreja tem tido como prioridade o trabalho infantil, haja vista a existência do Congresso da Criança há 18 anos, além do ministério infantil, que coordena as classes bíblicas para crianças e o culto infantil, aos domingos, o trabalho com o reforço escolar ao longo da semana, os Vencedores com Cristo, as Meninas Emanuel e os Garotos Emanuel, atingindo diversas faixas etárias infantis e pré-adolescentes.

Todo este trabalho só é possível pelo envolvimento de um grande número de voluntários que se dispõem a dedicar tempo, esforço, criatividade e mesmo recursos financeiros, para a realização de cada uma dessas atividades. Louvamos a Deus por cada um que assim se envolve, investindo a sua vida na formação de crianças, na preparação delas para a vida, no transmitir-lhes o conhecimento do grande amor de Deus por nós.

Ao ver o resultado desse trabalho glorificamos a Deus e podemos comprovar o que disse o Senhor Jesus Cristo em Mt 21.16b: “Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor”.