Nossa História



História da I.B. Emanuel em Boa Viagem

A Igreja Batista Emanuel em Boa Viagem deve sua origem ao interesse de um grupo formado por seis pessoas que se reuniram na casa do casal Leiby para realizar cultos já no ano de 1964. A doença da esposa do Dr. George Leiby, Dª Louise, impedia o casal de freqüentar as igrejas da cidade e eles não quiseram ficar sem a oportunidade de adorar ao Senhor. O local era um dos apartamentos do Edifício Acaiaca na Av. Boa Viagem. Liderou este pequeno grupo o missionário e secretário da Junta Evangelizadora, Pr. Travis S. Berry. Logo depois o grupo mudou o local de reuniões para a garagem da casa do Pr. Zacarias e Dª Orfisa Campelo, na Av. Conselheiro Aguiar, contando com um número de cerca de quinze pessoas presentes aos cultos dominicais.

Logo chegou o casal Pr. Glen e Dª Audrey Swicegood e Dª Mary Witt, vindos da Escola de Línguas de Campinas-SP. Como o Pr. Glen estava liderando a Comissão Predial, providenciou a compra dos lotes da Rua Maria Carolina. A Igreja contava já neste tempo com a cobertura eclesiástica da IB da Capunga.

No dia 27 de outubro de 1966, foi organizada a Igreja com a presença de dez pastores e cinco diáconos. O Pr. Glen Swicegood assumiu o pastorado da novel Igreja.

No ano de 1966, a Igreja Batista Emanuel iniciou seus trabalhos no novo endereço com apenas dezesseis membros. O nome “Emanuel” foi sugerido pelo Pr. Rodrigues, professor de hebraico no STBNB, e, para indicar a localidade onde estava inserida, se acrescentou “em Boa Viagem”. Assim, a igreja contou desde seus primórdios com um nome que tem um profundo sentido teológico – Emanuel significa “Deus conosco”.

A nascente Igreja desafiou a si mesma ao fazer a planta para a construção do edifício de Educação Religiosa. A construção começou mais ou menos em abril de 1966. O prédio ganhou o nome de “Edifício Travis S. Berry” em homenagem ao seu idealizador.

Duas tendências fortes marcaram a história da Igreja desde seu início: o Ministério Social e o Ministério de Evangelização, usando a língua inglesa. As favelas que rodeavam a Igreja eram um constante clamor que a Igreja precisava atender, assistindo-as no espiritual e no social. A comunidade mais abastada podia ser ganha através dos estudos bíblicos em inglês.

A história de nossa igreja, conta com uma galeria de sete pastores cujos mandatos ocorreram nos períodos indicados abaixo:

  1. Glen Swicegood: 1966 a 1967
  2. Harald Schaly: 1967 a 1970 | 1973 a 1983
  3. Epitácio Lima: 1972 a 1973
  4. Renato Cavalcanti: 1983 a 1986
  5. Edvar Gimenes: 1987 a 1992 | 1999 a 2003
  6. Josias Bezerra: 1992 a 1999 | 2003 a 2004
  7. Alberto Freitas: desde 2004 até hoje

Em 12 de maio de 1968 foi organizada a Sociedade Feminina Missionária (hoje, Mulheres Cristãs em Ação – MCA) com dezesseis sócias, cuja meta era divulgar a obra missionária. O trabalho destas mulheres através dos anos tem sido constante e dedicado a promover o serviço da mulher cristã.

No dia 27/10/1985 o sonho de construir o templo iniciou a sua caminhada para a concretização. O Pr. Renato Cavalcanti lançou a Pedra Fundamental. Os seguintes objetos foram solenemente depositados na caixa: um exemplar do Diário de Pernambuco e um boletim da igreja daquela data, a Revista de Jovens e Adultos do trimestre, uma garrafa de mel (a campanha para a construção incluía a venda deste produto) e o último elemento foi um paliteiro, representando o trabalho da Sociedade Feminina com um Bazar que as irmãs mantinham naquela época e que destinava recursos à construção.

A construção teve início em 02/06/86 e o contrato com a firma W. O. Engenharia foi assinado pelo Pr. Renato Cavalcanti. Grandes foram as dificuldades para conseguir recursos, mas a construção deu uma arrancada com a “Campanha das Tribos”.

A visão do Pr. Harald Schaly era social-missionária e levou a Igreja à mesma visão. A creche – Núcleo Raio de Sol – realizava um trabalho filantrópico e evangelístico com as favelas Mata-Sete e Ilha do Destino. O culto em inglês visava ganhar a comunidade de Boa Viagem e os viandantes, através do estudo do inglês. A Congregação em Candeias foi outro dos desafios que a Igreja assumiu, dando origem à Primeira Igreja Batista em Candeias.

Em setembro de 1997 um pequeno grupo liderado pela então ministra de Educação Cristã, Márcia Aburto, deu início a um trabalho evangelístico-educacional na comunidade de Jardim Muribeca em Jaboatão dos Guararapes, onde já temos 22 pessoas batizadas além de vários congregados, mais de 40 crianças e as possibilidades tremendas de organizar uma igreja em tempo recorde. Já foi construído um templo com capacidade para 350 a 400 pessoas. O trabalho já esteve sob a direção do Pr. Anatoliy Shmilikhovskyy vindo da Ucrânia para estudar Teologia no STBNB, consagrado pastor por iniciativa desta igreja. O ponto alto desta consagração, foi ter sido realizada na congregação de Jardim Muribeca pelo Pr Valdemiro Tymchak, – Secretário Geral da JMM – vindo especialmente para este evento.

O Pr. Rodrigo Odney dos Santos Cunha esteve à frente dessa Congregação, de julho de 2005 a fevereiro de 2007, tendo sido ali a sua ordenação ao ministério pastoral.

A Igreja conta hoje com a liderança do Pr. Esdras Gaspar e do irmão Hercílio Belarmino da Silva Júnior e ainda com o apoio de equipe formada por seminaristas, voluntários da igreja e membros da Congregação.

A Igreja Batista Emanuel em Boa Viagem tem um templo concluído. Conta com uma Equipe Ministerial que dirige os trabalhos da Igreja com competência e dedicação. A Escola Bíblica Dominical melhorou consideravelmente depois de termos mudado o horário. Hoje a maioria das pessoas que vem ao culto da manhã participa da EBD. O número de alunos dobrou e os grandes desafios são agora relacionados ao espaço físico que não comporta tanta gente desejando estudar a Bíblia.

Cumprir a Missão e a Visão Estratégica da Igreja requer recursos financeiros suficientes, bem como manter nossa estrutura administrativa. Por isso a igreja precisa comprometer-se cada vez mais com o sustento de seu trabalho. São muitos os desafios na área financeira. A fidelidade nos dízimos e nas ofertas é o nosso desafio e Deus certamente abrirá as janelas dos céus e nos abençoará para que administremos sabiamente os recursos de sua Casa.

LOUVADO SEJA O NOSSO DEUS QUE ATÉ AQUI NOS AJUDOU.


Resumo histórico feito por Márcia Aburto Barrientos
Fontes históricas utilizadas:

  1. Entrevista histórica com o Pr. Glen Swicegood;
  2. Resumo atualizado pela secretaria da igreja em abril de 2002.
Histórico organizado pela irmã Jandyra Lins.
Revisado pelo Pr. Alberto Freitas em junho de 2007