Entendendo os papéis no casamento
Há 30 anos nos casamos. Grandes batalhas foram enfrentadas até que nos entregamos Àquele que nos criou. Entendemos quem Deus era e o que Ele queria para as nossas vidas e casamento. Desde então, buscamos seguir os Seus ensinamentos e transmiti-los para auxiliar outros casais.
Com o passar dos anos, chegamos à conclusão que a maior necessidade nos lares, não é conhecimento do que a Palavra diz, mas a determinação em cumpri-la.
Todos sabem que o desejo do coração de Deus é que a família seja um lugar de amor e paz, um lugar em que o caráter possa ser moldado e que juntos possamos aprender a ser amáveis, humildes, pacientes, bondosos e mansos. Ele nos instrui, através de Sua Palavra, a como sermos uma família segundo o Seu coração. E por que falhamos?
Desde que o pecado entrou no mundo, deixamos de viver a plenitude de Deus e buscamos fazer as coisas por nossas forças e da nossa maneira, deixando de lado aquilo que Deus preparou para nós.
Muitos são os motivos que levam o casal a não ter um relacionamento segundo a vontade de Deus, passaríamos horas falando de tudo, mas uma delas é o não cumprimento dos seus papéis. Cada vez mais, delegamos nossas responsabilidades a outros. Pais que possuem uma rotina corrida, transferem a responsabilidade de educar os filhos às auxiliares do lar, a programas de televisão, aos avós...
Em Efésios 5, a partir do versículo 22, Deus fala, de forma clara, como o homem e a mulher devem agir em um lar cristão, mas, muitas vezes, como citamos acima, esses papéis são invertidos e isso influencia diretamente no relacionamento.
Nos versículos 22 a 24, Deus ordena que a mulher seja submissa ao seu marido, assim como é ao Senhor, pois o marido é o cabeça e a mulher é o corpo.
Infelizmente, esse ponto acaba gerando conflito nos casamentos, pois muitas mulheres entendem que devem sempre se sujeitar ao querer do seu cônjuge, de forma que se anule e o marido deseja que ela sempre se submeta a ele, deixando de lado o seu próprio pensamento.
Porém, em momento algum Deus sugere que a esposa seja inferior ao homem, mas sim que ela esteja na mesma missão, ajudando e auxiliando o seu marido, no mesmo propósito.
A partir do versículo 25, Deus fala diretamente aos homens, instruindo-os na forma de tratar suas esposas, que estes devem cuidar e amar as suas mulheres, como Deus ama a Igreja.
Sendo assim, cada um tem o seu papel e seu dever em cumpri-lo. Quando o homem cuida e ama a sua mulher, torna-se natural a submissão da mesma a ele.
Temos à nossa disposição inúmeras ferramentas que nos auxiliam no entendimento da palavra de Deus, como as escolas bíblicas dominicais, pequenos grupos, encontros de casais, cursos, congressos e muitos outros.
Mas muitas vezes ocupamos o nosso tempo procurando capacitação apenas para nossa vida profissional, negligenciando o crescimento espiritual, pessoal e familiar.
Assim como fazemos com o nosso crescimento profissional, devemos fazer com o nosso casamento, buscando nos capacitar diariamente para ter um casamento saudável, segundo o coração de Deus.
Cada dia devemos pedir o auxílio de Deus para cumprir com aquilo que Ele nos designou, Filipenses 2:3-4 diz: “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” e precisamos entender que devemos fazer a nossa parte.
Como casal, é isso que temos buscado fazer, viver segundo a vontade de Deus e nos revestir do verdadeiro Amor (Hebreus 13:4). Temos testemunhado das maravilhas que Deus fez e faz em nosso casamento e de quão grande Ele é e é isso que desejamos para cada casal.
Jailson e Luciana Sousa