O que precisamos aprender com as crianças?

Uma amiga me contou que enquanto apressava sua filha, de apenas 6 anos, para tomar o café da manhã, escutou a seguinte resposta: "Mamãe, pra que tanta pressa? Você faz


Uma amiga me contou que enquanto apressava sua filha, de apenas 6 anos, para tomar o café da manhã, escutou a seguinte resposta: "Mamãe, pra que tanta pressa? Você faz as coisas rápido, eu faço devagar". 

A Bíblia nos lembra a importância de ensinar a criança no caminho correto (Pv 22.6), através de ensinamentos e modelo. Entretanto, o que precisamos aprender com as crianças? O que a Bíblia nos oferece como referência?

Em Mateus 18.1-4, Jesus pergunta quem é maior no Reino dos Céus. A resposta surpreende quando Jesus declara "Eu asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos Céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior do Reino dos Céus".

Um dos pressupostos de ser criança é estar em processo de aprendizado e desenvolvimento. Ter o olhar curioso e muitos "por quês" sobre questões da vida. Esse coração cheio de simplicidade é uma grande referência para nós, adultos, que podemos inocentemente acreditar que saindo da infância já sabemos de tudo e podemos nos colocar numa posição que em nada se assemelha ao alerta de Jesus sobre o exemplo de humildade das crianças. 

Com as crianças, aprendemos que acordar pode ser um grande presente de um novo dia cheio de aventuras, que as embalagens do presente e a forma que são entregues são, muitas vezes, mais valiosos do que o conteúdo. Aprendemos que a companhia nas brincadeiras é mais importante que o próprio jogo; que a manhã do aniversário é um dia especial, aguardado e motivo de muita comemoração; e que, com humildade, reconhecem seus erros e acertos com a mesma naturalidade. Elas estão aprendendo, então, tudo bem, pois há muitas coisas no mundo que ainda não sabem e que podem perguntar. Afinal, Deus colocou no nosso coração o anseio por respostas a questionamentos eternos (Ec 3:11).

Uma das coisas mais valiosas que tenho aprendido com meu trabalho como psicóloga de crianças, é, como no exemplo da filhinha de uma amiga, o valor da jornada, de aproveitar o valioso e surpreendente momento presente e não apenas o destino final. Um trecho do livro "O palhaço e o psicanalista" esclarece sobre esse aprendizado que as crianças nos deixam: "Observe uma mãe ou um pai levando uma criança a pé para a escola. Enquanto os adultos correm querendo chegar, seus filhos brincam de pisar só nas pedras brancas, só nas pedras pretas, de andar em cima da linha ou de chutar pedrinha. Perguntam a todo instante, o que é isso, e por que aquilo. Obcecados, ou viciados em chegar, os adultos se esquecem de que a vida é feita de idas, idas e idas".

Com as crianças também podemos aprender a correr para o colo do Pai com o coração desejoso de compartilhar sobre o dia, com perguntas curiosas sobre a vida e humildade de quem deseja escutar e aprender, pois reconhece que tem muito a viver e descobrir. Esse Pai deseja ensinar com paciência e amor, e não se cansa de escutar e se alegrar no crescimento de seus filhos.

Que neste Dia das Crianças, quem tem o privilégio de estar perto de uma fique atento, aprenda com seus questionamentos e com seu coração humilde.


Feliz Dia das Crianças!